quinta-feira, 30 de abril de 2009

Weblog: usos e conceitos!

Por Camila Melo
(Na foto: Fernando Firmino)

Na última terça-feira, 28, foi apresentado em sala de aula um trabalho sobre Weblog, apontando seus conceitos, história e usos. A equipe responsável levou para os colegas uma entrevista feita com o jornalista e professor Fernando Firmino, "blogueiro" e admirador da utilização de blogs. Leia agora o que foi dito em sala:

1º Em sua opinião, qual a importância do blog?

O blog é uma ferramenta fundamental na comunicação contemporânea porque permite flexibilidade, descentralização e que outras pessoas possam participar do jogo comunicacional. Aliás penso que o blog é uma das mais poderosas ferramentas da comunicação digital no processo de formação de comunidades fora e dentro dos mass media.

2º Você acha que os blogs deviam possuir apenas conteúdos jornalísticos ou devem ser tratados também como "diários pessoais online"?

Os blogs quando surgiram eram uma espécie de diários pessoais ou diários íntimos. Pouco tempo depois passaram por um processo de reapropriação para o campo do jornalismo. [...]Hoje todos os grandes e pequenos grupos de comunicação têm centenas de blogs. [...] a missão de um blog não é apenas ser jornalístico. Os blogs se adaptam bem aos nichos, aos públicos específicos. Neste sentido, não vejo sentido em restringi-los apenas ao jornalismo. É uma ferramenta de comunicação que precisa e deve ser expandido para outras finalidades, inclusive educacionais.

3º Como esta ferramenta ajuda no "fazer jornalismo"? E como prejudica?

Não consigo enxergar o jornalismo contemporâneo sem considerar o blog. O blog é, de fato, uma ferramenta rápida em termos de feedback com seus leitores e como fonte para os jornalistas se informarem sobre o que acontece fora do seu ambiente. Portanto, vejo o blog integrado ao fazer jornalístico em dois aspectos principais: como fonte para os jornalistas e como meio de difusão dos jornalistas.

4º O que você acha de jornalistas conhecidos, como Ricardo Noblat, que praticamente abandonou o jornalismo impresso, para se dedicar apenas ao blog?

Não só o Noblat, mas o Ricardo Kotscho e outros mais. Acho que eles estão certos e até mesmo não vejo como estariam fora desta novidade. O jornalismo é dinâmico e todos, independente de ter vindo do impresso, da televisão ou do rádio têm que se adaptar até como forma de sobrevivência mesmo. É evidente que a audiência de blogs como o de Ricardo Noblat se deve a visibilidade e a carreira construída em outros meios. Mas a blogosfera é dinâmica e ampla e temos muitos outros blogs com qualidade.

5º De acordo com seus conceitos a respeito do verdadeiro papel, ou papel inicial, do blog, responda-nos se a maneira pela qual este recurso é utilizado, hoje, é considerada adequada.

Os blogs permitem diversos usos, mas o que se percebe é que muitos ainda não sabem lidar com a ferramenta, não interage com o público que posta comentários. Isto principalmente nos meios de comunicação de massa. Em relação aos jornalistas especificamente penso que falta até certo ponto um domínio mais técnico, alguns conhecimentos, mesmo que elementares de XHTML, CSS e outros recursos para potencializar mais ainda o blog. Entendo que com o processo de convergência jornalística em curso os estudantes de jornalismo têm que se preparar também tecnicamente não com o domínio de um programa específico, mas com a capacidade de navegar por diversas plataformas e poder se atualizar sempre que necessário com a base de conhecimento que tem. E por outro lado, não se pode esquecer que aliado a este conhecimento técnico em construção deve-se entender que a escrita, o conhecimentos cultural e a habilidade para lidar com o conhecimento geral é o mais importante. Nossas discussões aqui se centram muito no perfil do futuro ou do atual jornalista. O perfil têm que mudar, mas as próprias faculdades estão despreparadas e ainda presas à comunicação de massa ignorando as mídias digitais. Na verdade não há oposição entre as mídias massivas e as mídias digitais. Uma pode complementar a outra.

6º Nos fale um pouco sobre o seu blog.

Eu sempre estive envolvido com o mundo digital e a comunicação como um todo. Fui um dos primeiros a usar Internet em Campina Grande quando o governo disponibilizou pelas universidades federais. E meus projetos têm sido nesta direção. Em 2005 criei, junto com a professora Agueda Cabral, o projeto Repórter Junino do Departamento para explorar estas potencialidades. Logo, meu blog faz parte deste percurso que optei como pesquisador e professor. Especificamente o blog Jornalismo Móvel foi criado para dar vazão a minha produção de doutorado na Universidade Federal da Bahia - UFBA. A experiência tem sido excelente como forma de trabalhar os conceitos, mostrar as experiências da comunicação móvel e interagir com outros pares.


Para quem quiser conferir um pouco mais sobre jornalismo móvel ou conhecer um pouco mais do entrevistado, segue abaixo o link do blog: http://jornalismomovel.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário